no-one-cares-l_5MJnbrmrs-unsplash.jpg

ANATTÁ

Anattá [anat-tá] vem do sânscrito e significa “não eu”. Anattá traz a percepção de que somos construídos a todo momento como consequência do que vivemos, experimentamos e sentimos. Em outras palavras: somos o resultado do meio em que vivemos e do modo como significamos nossas experiências.

 

Anattá é um conceito profundo, com origem budista e que não pode ser totalmente explicado, tem de ser vivido. Todavia, Anattá traz um elemento que incorporamos em tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia: o poder de contestar continuamente o paradigma em que vivemos. A realidade social tem realmente de ser assim? Ou temos como fazer diferente como indivíduos e como sociedade? O que podemos fazer de diferente hoje? Como seguir aprendendo mais sobre nós mesmos e sobre o mundo?

A essência destes questionamentos é um elemento norteador de nossa visão e missão.

 

ATUaÇÃO

Anattá produz conhecimento sobre territórios, seu tecido social, sua estrutura econômica e emprego dos recursos naturais. O intuito é subsidiar políticas públicas e orientar investimento privado no âmbito socialambiental. Anattá também coordena e implementa programas de desenvolvimento territorial com ênfase na inovação social, tecnológica e na transição energética.

Imagem-triangulo-1.png
Imagem-triangulo-2.png

Visão

Que possamos viver em um mundo que valorize cada vez mais o desenvolvimento humano em sua integralidade, incorporando o leque completo de vivências, experiências e oportunidades individuais em contextos coletivos marcados pela equanimidade e justiça social.

 

Por “desenvolvimento integral” entendemos que o progresso (ou crescimento) econômico é apenas uma parte da história: precisamos de modelos capazes de produzir mais oportunidades para todas as pessoas e não para poucos. É preciso pensar em modelos regenerativos, que tragam a consciência socioambiental como elemento central e estruturante em tudo o que fazemos.

 
 

Missão

Apoiar e promover o desenvolvimento socialmente justo e regenerativo por meio da promoção da (ou avanço na)  produção de conhecimento orientado à ação social. Desta forma, produzimos informação qualificada e a convertemos em conhecimento para apoiar organizações sociais, governos e empresas a tomarem melhores decisões.

Imagem-triangulo-3.png
Imagem-triangulo-6.png

VALORES

Nossos valores são norteados pelo desenvolvimento amplo e inclusivo e pela responsabilidade, tanto social como ambiental.